Em tempos de coronavírus, a principal recomendação é circular o mínimo possível e evitar grandes aglomerações. Não à toa, muitos museus importantes do mundo estão fechando as portas por tempo indeterminado — especialmente na Europa, onde países como França e Itália foram muito atingidos pelo Covid-19.
Ainda bem, muitos destes mesmos museus disponibilizam seu acervo on-line. É possível fazer uma verdadeira viagem pela história da arte… tudo isso sem precisar pegar um avião ou sair do sofá. É claro, a experiência de ver muitas dessas obras ao vivo é impagável, mas por enquanto é bom dar uma chance aos arquivos digitais, ou aos tours virtuais.
Abaixo, você confere uma seleção com 10 museus que disponibilizaram parte de seus ricos acervos on-line ou que oferecem visitações virtuais. Uma outra dica? Aproveite o tempo dentro de casa para explorar o app Google Arts & Culture.
Pinacoteca di Brera, Milão
O centro cultural localizado na Itália contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Entre os destaques, há obras do mestre Giambattista Pittoni.
https://pinacotecabrera.org/en/collezioni/the-collection-online/
Galleria degli Uffizi, Florença
Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio… a coleção de obras da Galeria Uffizi é de deixar qualquer admirador de queixo caído. Ainda bem que o arquivo artístico do espaço está disponível on-line.
https://fotoinventari.uffizi.it/it/
Musei Vaticani, Roma
O Museu do Vaticano tem mais de sete quilômetros de extensão. Além de obras importantíssimas, o espaço também abriga artefatos históricos, um dos afrescos mais importantes de Rafaello Sanzio e um corredor dedicado somente aos mapas antigos.
– https://catalogo.museivaticani.va/opere/
Museu Archeologico, Atenas
O maior da Grécia, o Museu Nacional Arqueológico é um dos mais importantes do mundo. Sua coleção, com mais de 11 000 exposições, oferece um panorama da cultura da Grécia antiga da pré-história até a antiguidade.
– https://www.namuseum.gr/en/collections/
Museo del Prado, Madrid
O mais importante museu da Espanha e um dos mais notáveis do mundo, o Prado tem entre os destaques o quadro “As Meninas”, de Diego Velázquez. A coleção é bastante completa, com obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana.
– https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works
Louvre, Paris
Talvez o museu mais famoso do mundo, o Louvre permite que os internautas façam visitas on-line por suas salas de exibição e galerias, além de contemplar a arquitetura do espaço — tudo isso sem sair de casa. É possível ver antiguidades egípcias e também a Galeria d’Apollon.
– https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
British Museum, Londres
Fundado em 1753, o British Museum tem uma coleção de cerca de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história. No tour on-line, é possível ver alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até trabalhos de artistas contemporâneos
– https://www.britishmuseum.org/collection
The Metropolitan Museum, Nova York
Em uma parceria com o Google Arts & Culture, é possível ver a coleção de um dos mais importantes museus da cidade americana. Em vídeos 360º, você pode passear pelos corredores e explorar algumas das peças do arquivo do centro cultural.
– https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
Hermitage, São Petersburgo
Este é um dos maiores museus de arte do mundo. Sua vasta coleção possui itens de diversos períodos da história, assim como de muitos estilos e países. Há obras de Leonardo da Vinci. Sua biblioteca possui mais de 700 000 títulos sobre arte, cultura, arquitetura e história – https://auth.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage
National Gallery of Art, Washington
O museu americano está entre os dez mais visitados do mundo. Sua coleção apresenta mais de 150 000 esculturas, mobiliário, fotografias, pinturas e ilustrações. Entre os destaques, estão obras de Rafaello Sanzio, Velázquez, Tiziano, Rembrandt e Vermeer – https://www.nga.gov/collection/collection-search.html
————
Esperamos que em breve você poderá ver e sentir ao vivo todas as emoções destas belíssimas obras de arte. E conte com a Continentes para planejar suas viagens! 😉
Deixe uma resposta
Junte-se a esta conversaFaça um comentário