Você já ouviu falar de uma cidade chamada Groningen, na Holanda? Então fique ligado(a) nesse post que vamos contar várias dicas sobre este charmoso e delicioso destino europeu!

Quem nos passou essas dicas foi a Clara Cheib, filha da nossa diretora Andreia Reinaldo, que foi selecionada para realizar um estágio em Engenharia Química na Universidade de Groningen e aproveitou para nos contar tudo sobre a cidade! Vamos lá???

Groningen é a capital da província que leva o mesmo nome da cidade e fica bem ao norte da Holanda.
A cidade é conhecida pela sua grande comunidade estudantil: são cerca de 50.000 estudantes para uma população de 190.000. E, por isso, é a cidade mais jovem da Holanda, com média de idade da população de 36 anos!

Então, Groningen é uma cidade antiga com um coração jovem, que irradia energia aonde quer que você vá!

Inúmeras bicicletas (é a cidade que tem mais bicicletas no mundo!), cafés e bares ao ar livre lotados, lojas conceituais, charme, gastronomia impecável e MUITA cultura são marcas registradas de Groningen!

Uma frase bem famosa por lá é “Er gata niets boven Groningen”, que quer dizer “nao há nada como Groningen”!

Universidade de Groningen (Campus do Centro) 👇🏼

 

Universidade de Groningen (Campus Zernike) 👇🏼

Sobre a Universidade de Groningen:

Rijksuniversiteit Groningen – RUG (Universidade de Groningen): Os prédios da universidade estão espalhados por toda a cidade mas existem dois campus principais. Zernike é o campus onde estão concentrados os cursos de ciências exatas e biológicas. O outro campus fica bem no centro e é onde ficam os cursos de humanas, artes e etc.

Curiosidades sobre a Universidade de Groningen:

  • A Universidade foi fundada em 1614. É a segunda universidade mais antiga e a terceira maior da Holanda.
  • A Universidade de Groningen foi a primeira a ter uma estudante mulher e uma professora mulher na Holanda,
  • Já ganhou 3x o prêmio de melhor Universidade da Holanda e atualmente é a 66a melhor universidade do mundo segundo a Academic Ranking of World Universities 2018.
  • Dois pesquisadores da Universidade de Groningen ganharam Prémio Nobel. O primeiro deles foi o holandês Frits Zernike, que ganhou o Nobel de física de 1953 pela demonstração do método de contraste de fase e, em especial, pela invenção do microscópio de contraste de fase. O campus das ciências exatas, biológicas e tecnologias se chama Zernike.

Prefeitura da cidade, que fica localizada na praça principal da cidade (Grote Market), bem no centro. 👇🏼

Martinitoren de diferentes ângulos. 👇🏼

Sobre a Martinitoren:

A Martinitoren é a maior torre de igreja da cidade. Fica no corredor noroeste da Grote Market (praça principal) e é parte da Martinikerk (Igreja de Martinho).

É possível subir na torre para apreciar a linda vista e conhecer um pouco mais de Groningen!

Vismarket (Mercado do peixe) 👇🏼

Sobre a Vismarket:

É uma praça enorme que recebeu esse nome devido ao mercado que tem ali regularmente. Esse é o melhor lugar da cidade para conhecer um pouco da cultura, principalmente, gastronômica e encontrar os produtos mais frescos, lindos e gostosos!

São inúmeras barraquinhas de frutas, legumes, verduras, castanhas, temperos, pães, queijos, carnes, frango, peixes, flores e muito mais!

Prefeitura, Grote market (praça principal) e Martinitoren 👇🏼

Estação Central de trem e um de seus estacionamentos de bicicleta 👇🏼

 

Prinsentuin 👇🏼

 

Sobre o Prinsentuin:

O Prinsentuin é um jardim renascentista no centro de Groningen. Está localizado atrás do Prinsenhof, um edifício do século XI, que hoje em dia é um hotel, um café e um restaurante. Lá também tem um relógio de sol de 1731 que deixa esse jardim lindo e charmoso ainda mais especial.

Noorderplantsoen (parque) 👇🏼

Sobre o Noorderplantsoen:

Noorderplantsoen é um parque bem central de Groningen. Ele está localizado onde as muralhas defensivas da cidade foram construídas no século 17. O parque tem um estilo inglês e é passagem de muitos moradores no dia a dia. Também é um lugar de lazer para todo tipo de gente e idade. Possui um extensa variedade de arvores e flores, alguns lagos e um charmoso café! A beleza e a vida desse parque são indiscutíveis!

Stadspark (Parque da Cidade) 👇🏼

Um pedacinho do Stadspark (Parque da Cidade) que é um parque de aproximadamente 140 hectares e fica no lado sudoeste da cidade. A construção do parque levou 13 anos e sua inauguração foi em 1926. O parque é decorado em estilo de paisagem inglesa e tem varias partes. Tem uma espécie de zoológico no meio do parque, com vários animais da região. Tem programa para todos os gostos no Stadspark!

Sobre a Reitdiephaven

Casas coloridas em cima de uma marina pequena. São um dos cartões postais de Groningen!

Sobre o Stroopwafel:

É um biscoito formado por duas final partes de massa unidos por uma calda de caramelo que tem um gosto único! Sua origem data de 1784 na cidade de Gouda na Holanda. Nas feiras da cidade nunca faltam stroopwafels quentinhos e feitos na hora!

Fora do centro de Groningen 👇🏼 (passeio de bicicleta):

Saindo do centro de bicicleta, em menos de 20 minutos você está em uma paisagem completamente diferente! A cara da Holanda!

Existem varias cidades pequenas perto de Groningen que são um charme e super acessíveis de bicicleta! Esse é um passeio incrível e único que não pode deixar de ser feito!

Mais algumas fotos e vídeos gerais da cidade 👇🏼

Gostou de Gronineng e de todas as nossas dicas? Então não deixe de visitar esta charmosa cidade em sua passagem pela Holanda! E conte com a Continentes para montar o roteiro perfeito pela Europa!

Fotos e texto: Clara Cheib

4 respostas
  1. Thainá de Carvalho e Souza
    Thainá de Carvalho e Souza says:

    Olá! Tudo bem?
    Adorei o texto e todas as informações sobre a cidade. Obrigada! No final do ano irei para Groningen onde ficarei por 6 meses como pesquisadora visitante na Universidade de Groningen também na área de Engenharia Química. Por acaso vocês têm alguma publicação sobre moradia na cidade?
    Obrigada!

    Responder
    • Continentes Viagens e Turismo
      Continentes Viagens e Turismo says:

      Oi Thainá. Que bom que gostou do conteúdo. Infelizmente só agora vimos o seu comentário. Esperamos que tenha encontrado uma ótima opção de moradia.

      Responder

Deixe uma resposta

Junte-se a esta conversa
Faça um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *